“Noites assim me fazem pensar, se os fantasmas das pessoas podem assombrar casas, por que os fantasmas de criaturas não podem assombrar onde eles viveram uma vez? ”
-Joe R. Lansdale
Antes que o Rio pudesse vir a ser o Rio, ele era um mangue. Venha explorar o lado fantástico da natureza original do Rio de Janeiro, onde a Vida e a Morte se encontram para criar Luz. Seja bem vindo ao caos e magia. Seja bem vindo à confusão e encanto. Seja bem vindo ao Circunânima: Mergulhe no Fantástico.
Trabalho realizado pelo grupo para matéria de Projeto III - Cultura e Informação em Ambientes pela ESPM Rio (2019), onde a proposta é a elaboração de uma instalação na Praça XV no centro da cidade com cenário fantástico-histórico que crie identificação e valorização da relação entre arte e espaço público.
As principais referências são: instalação Penetráveis de Hélio Oticica, o conto Fish Night de Joe R. Landsdale e o mangue que faz parte da fauna e flora do Rio de Janeiro.
Circunânima conta uma história sobre arte e natureza. 
Nos perguntamos foi como elevar a exposição a algo que vai além da observação. Por isso, pensamos em transformar os bichos em obras interativas. Os visitantes poderão ficar confortáveis para se sentar ou deitar nas esculturas, enquanto aproveitam a ambientação diferente da rotineira. 
É uma proposta lúdica e amigável, ao mesmo tempo que traz uma parte da história da cidade do Rio de Janeiro.
O projeto conta com uma visualização em modelos 3D de sua estrutura e um livreto de informações impresso. 

Livreto impresso com faca especial para representar as raízes e a profundidade do mangue com informações sobre os animais que compõem a instalação. A ideia era que os visitantes pudessem pegar um como recordação da exposição. Ao final, há um resumo em inglês para visitantes estrangeiros. 

Elaboração do projeto por:
João Barros
Julia Kürten
Lara Miranda
Rebecca Fleischner
(2019.1)

You may also like

Back to Top